Hoje queria-te falar de não arranjares mais desculpas.

Todos temos desculpas para imensas coisas.

Desculpas para não ir ao ginásio, para não comer o que sabemos que nos faz melhor, desculpas para não fazermos o trabalho que sabemos que é o mais importante.

Desculpas para tudo.

Para não arrumar a cozinha à noite, para não entrarmos num sítio novo, para não comprarmos uns bilhetes para o Ed Sheeran (conto mais sobre essa história depois ;)).

Mas as desculpas são só coisas que a nossa mente nos diz para nos parar. Para nos proteger do desconhecido. Para nos proteger da mudança.

Por exemplo: se passares a ir sempre ao ginásio, isso é uma mudança na tua vida. O que é que isso implica? A parte do teu cérebro que te quer proteger não sabe, por isso prefere que não faças nada. Essa é uma das razões para a resistência que sentimos a fazer várias coisas.

Uma maneira muito boa de acabarmos com essa resistência é usar a regra de contar 5 4 3 2 1 e fazermos aquilo que temos medo. Parar de pensar e só agir.

Mas será que isso é suficiente?

E quando a única coisa que consegues pensar é que não te apetece, quando te sentes mesmo cansada e começas a duvidar se será o melhor para ti? Se calhar o teu corpo, a tua mente, querem-te ajudar, não?

NÃO! ;)

Quer dizer, claro que há alturas em que o medo tem razão. Por exemplo se formos entrar numa rua escura e isolada. Mas quando são coisas que nós decidimos que vamos fazer, e quando chega a altura começamos a desistir… então é resistência e se sabes que o que queres fazer está alinhado com o que queres para o teu futuro, se é o que te vai fazer chegar onde queres chegar… então precisas de pôr a emoção de lado e fazer aquilo que já tinhas decidido fazer.

Por exemplo, estou a escrever este post mas tinha várias desculpas – não me apetece, não tenho nada para dizer, não sei do que hei-de falar, já é muito tarde, faço depois, vou usar um que já escrevi antes (e não fiz post ainda), etc. Mas mal comecei a escrever aconteceram 2 coisas:

  1. Comecei a sentir-me melhor
  2. Soube que tinha feito a coisa certa por continuar para a frente.

Também me acontece o mesmo com o ginásio. Adoro fazer ginástica, porque adoro como me sinto durante e a seguir. Mas se começo a pensar muito sobre se vou ou não, só perco tempo. No final acabo,  quase sempre, por decidir ir. Porque tomei uma decisão anterior que ia e sei que é só resistência – desculpas. E porque sei que mal começo a fazer e no final, me vou sentir super bem. E também vou estar a cuidar de mim, fazer o que tinha decidido, caminhar para os meus objetivos, etc.

Mesmo assim ainda há muitas vezes que a resistência me vence. Porque não reparo que está lá, ou porque não tomei decisões sobre o que quero mesmo e me deixo levar.

Por isso uma boa maneira de pararmos de ouvir desculpas, é tomarmos decisões baseadas nos resultados que desejamos. E depois dizer às desculpas: “Não, obrigada. Não quero saber.”

Se não te apetece mesmo na altura, apesar de saberes que é o melhor para ti, também ajuda pensar numa coisa boa que vais fazer a seguir. Tipo recompensa.

Em relação ao teu estilo, em que é que sentes resistência? Para que é que arranjas desculpas?

Pode ser para ires ao cabeleireiro, para fazeres um conjunto mais diferente, para pores maquilhagem: não me apetece, dá muito trabalho, não tenho tempo, etc.

Se decidires que vais mesmo passar a ir ao cabeleireiro 1 ou 2 vezes por semana, escolher os teus conjuntos no dia anterior, usar maquilhagem todos os dias da semana, isso vai-te ajudar a ultrapassar a resistência.

Pensa em 3 coisas que iam melhorar o teu estilo e a tua imagem. Como é que achas que seria a tua vida daqui a 6 meses, se passasses a fazer estas 3 coisas, todos os dias? Faz journaling sobre isso ou imagina o que acontecia.

Depois é só ignorares todas as desculpas, e andares para a frente com aquilo que decidiste fazer.

Beijinhos,
Lena*

P.S. Gostavas de ter um roupeiro com conjuntos já pré-escolhidos, que sabes que te ficam super bem, e que adoras? Já com algumas tendências desta estação, mas só as perfeitas para ti? Então vai vendo os meus próximos posts, estou a preparar um novo programa de estilo que te vai ajudar a vestires-te bem toda a estação, sem confusões nem dúvidas nem correrias de última hora de manhã. xxx

Capítulo Gratuito

Unnamed

Recebe o capítulo gratuito "10 Regras de Styling para Criar Conjuntos Espetaculares" do meu e-book de estilo

Powered by ConvertKit
Author

Write A Comment