Hoje queria-te falar do medo de errar, e de fazermos coisas ridículas, ou que as pessoas nos critiquem. O medo de nos sentirmos envergonhadas, ou de sermos rejeitadas.

Também costumava ter este medo. Ficava super preocupada por exemplo, com seguir as tendências, porque e se usasse alguma coisa que está fora de moda? O meu medo, na realidade, era de ser criticada, de ficar mal vista. Talvez que as pessoas pensassem menos de mim…

Queria passar uma certa imagem de mim, e que não era de uma pessoa mal vestida ou fora de moda.

Porque é que isso era tão importante para mim? Porque é que é tão importante o que os outros pensam ou dizem? Se gostam ou não gostam do nosso conjunto? Como é que nos avaliam?

Por um lado sabemos que as pessoas nos avaliam e ficam com uma impressão de nós pelo nosso aspeto, mas por outro lado, isso talvez seja importante se formos a um encontro, se formos a uma entrevista. Mas o que interessa, no caso de irmos só ao café e passarmos por pessoas que nem conhecemos. Ou se formos trabalhar num sitío onde já nos conhecem? Medo do que possam comentar?

A verdade é que as pessoas também não se preocupam assim tanto conosco, apesar de pensarmos que sim. Por outro lado sim, podem comentar e muito se fizermos algumas coisas que vão contra as “normas” da sociedade como usar decotes muito grandes, etc.

Mas tudo o que ouvimos, todos os nossos medos, são reflexo do que está dentro de nós. Há pessoas que usam o que querem e não querem saber do que os outros pensam! Porquê?

Porque não têm esse medo, talvez porque no caso delas, foi valorizado, enquanto cresceram: ser diferente, mostrar quem são, expressarem-se, divertirem-se, serem criativas com tudo.

Mas muitas vezes é o contrário, o que ouvimos quando crescemos é que não estamos a fazer a coisa certa, que não é assim, que é melhor desta maneira… e os nossos pais, família, as pessoas bem intencionadas à nossa volta, vão matando a nossa criatividade.

Esta era uma frase que usava muito, e ainda uso (agora bastante menos), cá em casa. Quando o meu marido tenta corrigir alguma coisa aos meus filhos, alguma forma de expressão deles. Como por exemplo: “Isso não fica bem junto” – sobre um conjunto que a minha filha faz.

E eu digo-lhe: “Porque é que estás a matar a criatividade?”. E ele cala-se, porque já sabe que eu tenho razão ;)

Todas as formas de expressão são válidas, tudo o que os meus filhos vêm como importante, interessante, as coisas novas que eles tentam, eu acho espetaculares. Porque são eles, vem deles, é a expressão deles.

Às vezes admiro a minha filha, em termos de estilo, porque me lembro como na altura dela, comprava revistas e me preocupava em ver o que está in e out, aprender o que se usa e como. E apesar de não sentir que me conseguia vestir, ou ter o estilo que queria, sentia-me mais protegida e segura nas minhas escolhas.

Mas a minha filha, veste o que gosta, o que lhe apetece. Nunca se preocupou com o que está ou não na moda. Não compra revistas de moda. Vê ideias na internet, sim, mas usa o que lhe apetece.

Nalgumas coisas é parecida comigo, como em usar roupas largas, mas que ela leva para o outro extremo e usa mesmo XXL. Outras vezes pega num vestido mais justinho e é isso que usa. A liberdade que ela tem com a moda, demorei muitos anos a aprender a ter.

Por exemplo, durante anos e anos nunca usei vestidos, porque não sabia escolher. Achava que não me ficavam bem. Foi só quando fui às compras com a minha cunhada Ana, que comecei a usar vestidos e que percebi que os podia usar e que haviam muitos que me ficavam bem ;)

Tudo isto para te dizer que o medo de errarmos, o medo de sermos criticadas, está dentro de nós. Vem das nossas experiências passadas. E também fiz um video on instagram onde falo sobre isso, e dou algumas dicas sobre como o ultrapassares.

Aqui estão algumas rapidamente:

  1. Aprende mais sobre moda/ negócio/ outro objetivo que tenhas – e pratica para saberes mais. Vais-te sentir mais confiante e ter menos medo de errar.
  2. Sabe que o teu medo de errar é o teu ego a tentar-te parar. A tentar que não sejas magoada pela sociedade, pessoas, etc. A dizer-te para não arriscares, para não te sentires criticada, ridícula, etc.
  3. Enfrenta o teu medo. Sente o sentimento no teu corpo, deixa-o estar. Podes perguntar-lhe o que precisa e porque é que está aqui. Há medida que sentes, vais ter menos esse medo. E uma maneira de teres a certeza que sentes, é agires em direção ao teu objetivo, mesmo que tenhas medo. Compra a peça que tens medo de estar errada, mas que adoras. Usa-a ;) Sente o medo e faz à mesma.

E depois vais perceber que afinal, é fácil.

E talvez até recebas alguns elogios :)

Beijinhos,

Lena*

P.S. Queres aprender mais sobre moda, estilo e sucesso? Queres avançar na tua vida e criar um ou mais objetivos/ sonhos que tens?

Antes quero-te falar de um bónus, que recebes se entrares no programa que queres, hoje (este bónus só dura 48 horas, termina depois de amanhã por volta do meio-dia).

E o bónus é uma call 1:1 de 60 minutos, em que te vou mostrar Como Usares os Teus Sonhos, Para Decidires as Melhores Ações (a tomar na tua vida).

​Todos os dias sonhamos, todos os dias temos maneira de aceder a esses sonhos e perceber o que o nosso inconsciente nos está a dizer, que pistas nos está a dar, para avançarmos e termos uma vida mais completa e feliz. Nesta call vais ver como começar a trabalhar com o teu inconsciente, a parte mais poderosa da tua mente, que te dá mensagens para poderes viver mais e melhor ;)

Antes da nossa call vou-te enviar um guia para saberes como te lembrares dos teus sonhos, e como pedir ajuda para alguma coisa que queres resolver/ mudar na tua vida, e assim podes trazer um sonho teu, para eu te ajudar a interpretar, na nossa call.

Aqui estão os 3 programas que te podem ajudar agora:

Cria o Teu Estilo da Estação:

https://penteadolena.lpages.co/cria-o-teu-estilo-d…

Get Stylish Now System:

http://store.lenapenteado.com/gsns-pt

Sessão Gratuita Estilo de Sucesso (Golden Ticket):

https://calendly.com/lenapenteado/free-style-disco…

Para o Golden Ticket marca uma sessão comigo para falarmos ou envia-me uma mensagem.

Envia-me uma mensagem se tiveres dúvidas ou receio em entrar, por alguma razão!

xxx

Calma & Com Poder

Recebe o workshop gratuito Calma & Com Poder: Do Medo para Poder. Para poderes alcançar os teus objetivos mais facilmente.

Powered by ConvertKit
Author

Write A Comment