3 Maneiras de Teres Mais Auto-Estima

Aqui estão as 3 maneiras:

* Conheceres-te melhor e aceitares todas as tuas partes (boas e “más”)
* Pores-te em primeiro lugar (mais sobre isso em baixo)
* Ouvires o que dizes a ti própria sabendo que não é a verdade

Para melhorares a tua auto-estima, precisas saber onde é que te estás a deitar abaixo.

Para isso precisas estar consciente do que pensas, do que sentes, sobre ti.

Mas uma coisa que muitas mulheres têm tendência a fazer, e que talvez também faças, é pôr as outras pessoas primeiro. É pensar nos outros, e deixares-te para trás. É achares que os outros são mais importantes do que tu.

À primeira vista, parece certo, parece bem. Isso não é ser altruísta? Não é ser generoso? Não é ser bom?

Mas na realidade, talvez não estejas a fazer isso porque queres ajudar os outros. Provavelmente não estás, porque até sermos mais conscientes, estamos só a fazer aquilo que somos compelidas a fazer. Ou seja, não tens escolha. Fazes, porque é assim que achas que tens que ser, para seres aceite.

Então, na realidade fazes para ser aceite. Não fazes para ajudar os outros, porque achas que é a coisa certa a fazer. Mas sim porque tens medo de que, se não fores assim, vais ser rejeitada. Na realidade, é isso que está codificado dentro de ti.

Mas estares consciente, perceberes esta dinâmica, é a primeira parte. A segunda, é agires de maneira diferente e enfrentares o sentimento que te assusta.

Porque quando decides: Sim já não vou fazer o mesmo. Agora, vou pensar bem sobre o que quero fazer e vou fazer o que eu quero fazer, o que acho que é melhor para mim. Vou-me por primeiro!

Nesse instante, vais sentir medo. O medo, de ser rejeitada, posta de lado, por causa disso.

Por exemplo, imagina que uma amiga te convida para jantar, mas tu estás super cansada e não te apetece ir. Normalmente dirias ok, porque senão achavas que era chato. Parecia mal. E fazias o sacrifício. Mas desta vez decides dizer que não, estás super cansada e não queres ir.

Vais sentir medo, e é esse medo que precisas enfrentar, e agir da maneira certa, que te vai ajudar a começares a por-te primeiro, e integrar em ti a parte que cuida de ti.

Quantas mais vezes fazes isto, mais auto-estima tens. Melhor opinião tens de ti. Porque, como podes ter boa opinião de ti, se com as tuas ações, estás sempre a dizer que os outros são mais importantes?

Claro que há situações em que faz sentido fazer o sacrifício, ou podem haver. Mas nessa altura, vai ser porque escolhes fazer e não porque achas que não tens escolha ou nem sequer percebes bem o que se está a passar!

Espero que isto te tenha ajudado!

E se gostavas de saber mais sobre como teres mais auto-estima, e se queres ter uma experiência de como a tua auto-estima é das coisas que mais influência tem na tua vida, incluindo encontrares o teu propósito, envia-me uma mensagem para marcarmos uma sessão inicial de coaching, gratuita. Vais experimentar um processo que não só te ajuda a encontrares e viveres o teu propósito, a tua melhor vida, também te ajuda a evoluir a cada passo. E tornares-te a tua melhor versão (que já és, dentro de ti).

Beijinhos,
Lena*

Encontra o Teu Propósito

Recebe a visualização gratuita e descobre:

o que te está a impedir de encontrares o teu propósito + o que realmente desejas + o teu próximo passo

Powered by ConvertKit

Add A Comment

you MUST enable javascript to be able to comment