Como teres mais tempo para ti!

Hoje queria-te falar de um problema comum das minhas clientes: terem pouco tempo para si próprias!

Porque achas que isso acontece?

Muitas vezes, repetimos os mesmos padrões, mas não paramos 20 segundos para pensar… porquê?

Será que estás presa num ciclo de ter que fazer, fazer, fazer, para sentires que és alguém. Para sentires que tens valor?

Que sentimento estás à procura, quando fazes coisas sem parar, e não deixas tempo para ti, e para as coisas que são importantes para ti?

Noutro dia estava a fazer um exercício que te pode ajudar com isso!

Mas no final, vou-te dar um pequeno twist, que faz toda a diferença ;)

Então o exercício, já deves ter ouvido falar. É como é que podes encher um jarro de vidro, com todas as tarefas que tens para fazer? Sendo que as tarefas importantes, que fazem mais diferença na tua vida, são pedras grandes. As tarefas médias, coisas que queres fazer e precisas fazer, são pedras médias. As coisas pequeninas, que tens que fazer/ fazes todos os dias, são grãos de areia.

Se puseres primeiro as tarefas pequenas, enches quase o jarro de grãos de areia, e depois já não cabem as coisas importantes. Mas se puseres primeiro as pedras grandes, depois as médias, e depois os grãos de areia, eles vão preencher os espacinhos entre as outras pedras, e cabe tudo!

Aqui a ideia é que primeiro tens que por na tua agenda o que é importante para ti, depois as coisas que precisas e queres fazer, e depois os pequenos hábitos surgem entre essas tarefas.

Mas aqui está o twist de que te queria falar!

É que se calhar, já definiste até o que é importante para ti. (se não sabes o que é importante para ti, essa é a primeira tarefa a fazer, para conseguires ter mais tempo para ti! Sabendo que uma das coisas importantes, é claro, é teres tempo reservado na tua agenda, para passares tempo contigo, porque o que não está na agenda, não acontece). 

Mas depois, na vida do dia-a-dia, na tua agenda, isso não está refletido.

Por exemplo, dizes que o que é importante é o trabalho, teres tempo para fazer refeições saudáveis e dormir bem. Mas depois na agenda, não tens tempo para fazer as refeições ou para relaxar um pouco antes de dormir, e enches todo o teu espaço de trabalho…

Ou até tens tempo, mas depois não obedeces ao que planeaste, e no tempo que era para fazeres a refeição, trabalhas. No tempo que era para relaxar, trabalhas, etc.

Porque é que isso acontece, neste exemplo acima?

Por um lado, há uma vantagem qualquer que tiras disso. Este comportamento está aqui pra te proteger, e aprendeste na tua infância que fazer e dedicares-te ao trabalho, te dá segurança e amor. 

Por outro lado, não estás a usar a emoção associada a parares de trabalhar, e ires fazer outra coisa. É que o teu condicionamento leva-te a trabalhar sem parar, o teu ego e inconsciente estão-te a controlar, através de emoções e pensamentos. E para não teres que enfrentar a emoção que aparece quando paras de trabalhar e fazes o que queres fazer por ti, continuas a trabalhar sem parar.

Então este é o desafio para hoje:

1. Marca na tua agenda, o tempo que vais dedicar a todas as coisas realmente importantes. Se ainda não sabes quais são, envia-me uma mensagem e digo-te uma maneira de o fazeres (também vou fazer um post sobre isso esta semana no meu instagram).

2. Quando chegar a hora de fazeres a coisa importante que tens estado a evitar, aconteça o que acontecer, tens que parar e fazer isso!

3. Observa a emoção que surge quando fizeres isso, quais são os pensamentos, a história associada? E assim vais começar a perceber melhor o teu condicionamento, e porque te sentes compelida a agir dessa maneira!

Depois diz como correu, e se tiveres dúvidas, pergunta!

Beijinhos,

Lena*

P.S. Esta semana vou começar um desafio de whats app, estou na dúvida entre dois temas, diz-me o teu preferido por mensagem ou email para lena@lenapenteado.com

Despertar e Propósito: Desperta para o Teu Verdadeiro Propósito

Alcançar sonhos e objetivos: Alcança os Teus Sonhos em 2022

Encontra o Teu Propósito

Recebe a visualização gratuita e descobre:

o que te está a impedir de encontrares o teu propósito + o que realmente desejas + o teu próximo passo

Powered by ConvertKit

Add A Comment

you MUST enable javascript to be able to comment